Segunda Via RG

Quem nunca perdeu algo ou até mesmo um documento? Perde as coisas é uma experiência frustrante ainda mais quando ser trata de um documento como RG. O primeiro passo a fazer independente do roubo, extravio ou furto do documento é ir em uma delegacia mais próxima a sua residência e efetuar o Boletim de Ocorrência, e em seguida solicitar a segunda via RG, afinal esse é o documento de identificação mais importante para o cidadão brasileiro.


Segunda Via RG
Segunda Via RG – Como emitir sua 2ª via da Identidade

Como emitir a 2ª via do RG?

Solicitar a 2ª via do RG faz com que você pague uma taxa de aquisição pelo mesmo, a não ser em caso de roubo, mediante a apresentação do boletim de ocorrência o solicitante ser torna isento da taxa. O RG dependendo do estado pode ser emitido pelos postos de atendimento dos seguintes estabelecimentos:

  • São Paulo e Rio de Janeiro – Poupatempo
  • Rio Grande do Sul – Tudofácil
  • Demais Estados: Polícia Civil

A taxa cobrada para a emissão do documento varia de Estado para Estado, e depende do órgão na qual o documento é solicitado.

Documentos necessários

Para solicitar a segunda via RG você deve apresentar no posto de atendimento:

  • 2 fotos 3×4 (não é obrigatório em todos os Estados, confira junto ao órgão da sua região);
  • Certidão de casamento ser for casado ou divorciado – Original e 1 cópia;
  • Certidão de nascimento se for solteiro – Original e 1 cópia
  • Boletim de ocorrência em caso de roubo do documento;
  • CPF original, PIS ou Pasep cópia e original (presente na carteira de trabalho)
  • Guia de pagamento da solicitação, caso não isento.

Agendamento Segunda Via RG

Para solicitar você deve entrar no site do Detran de sua cidade e efetuar o agendamento, vale ressaltar que antes de comparecer ao local a guia da 2ª via do documento deve esta pagar, ou em caso de roubo o boletim de ocorrência deve ser realizado antes do comparecimento ao posto de atendimento para realizar a solicitação.

Clique aqui para saber mais sobre o agendamento da segunda via RG.

Caso aonde você resida não possua nenhum posto de atendimento da rede poupa tempo, nesse caso você terá que optar em outras opções para retirar a 2ªvia do seu RG, a primeira sugestão é ir até a cidade mais próxima é realizar a solicitação, em alguns lugares as delegacias também tiram o documento por isso procurar uma delegacia da polícia civil pode resolver o seu problema, caso seja inviável essas sugestões procure em sua cidade o instituto de identificação do estado aonde vive talvez assim você consiga solicitar a 2ª via do seu documento de RG.

O RG sem dúvida alguma é uns dos documentos mais importante, pois ele é o seu documento pessoal de identificação com foto, é como ser fosse o código de barras do cidadão brasileiro, através do documento de RG você consegue apresentar a sua identificação a qualquer lugar.

Vale ressaltar que até mesmo para retirar a 2ª via do RG você deve realizar o agendamento, pois com o avanço da tecnologia principalmente da modernidade, grande maioria dos lugares aderiram ao agendamento online, tudo isso para trazer comodidade para os usuários que antes perdia um dia inteiro dentro de qualquer agencia de atendimento e muitas vezes não saia com o seu problema resolvido tendo que retornar no dia seguinte.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...