PASEP 2017

O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, mais conhecido como PASEP foi implantando na década de 70 e foi instituído no ano de 1988. O principal objetivo do programa e a transferência de renda para profissionais que estão a serviço em empresas públicas, da mesma forma que o Programa de Integração Social, o valor pago do PASEP 2017 é de um salário mínimo vigente.


PASEP 2017
PASEP 2017 – Calendário do benefício, valor, quem tem direito e muito mais!

Quem tem direito ao PASEP 2017

Para receber o benefício o trabalhador público precisa está dentro dos seguintes requisitos:

  • Assim como o PIS, o PASEP também é necessário que tenha se trabalhado pelo menos 5 anos registrado no programa;
  • Deve ter pelo menos 30 dias registrados de trabalho no ano consecutivo ao recebimento
  • O trabalhador deve verificar anualmente se seus dados estão sendo atualizados junto ao RAIS (Relatório Anual de Informações Sociais;
  • E deve receber no máximo até 2 salários mínimos de renda mensal pela carteira assinada

Vale ressaltar que as regras para recebimento do benefício são atualizadas anualmente, porem estas que estão sendo citadas são validas para o ano de 2017.

Novas regras do PASEP

Apesar da especulação que existe em torno da crise e sobre os benefícios que podem ser cortados ou deixados com regras mais restritivas, continuam valendo as regras antigas do Pasep. Pare receber o benefício, continuam sendo necessários 30 dias trabalhados no ano base anterior, e o pagamento sempre é no valor de 1 salário mínimo, ao contrário do que alguns boatos falam, de que o pagamento supostamente seria proporcional ao tempo de serviço.

Esse boato sobre as novas regras do PASEP surgiu em 2015, quando uma iniciativa do Governo tentou de fato alterar as regras do benefício, porém o pagamento continua sendo pago com valor integral para todos os casos de servidores que tem direito de sacar o benefício.

Calendário PASEP 2017

Esse ano o programa PASEP não irá seguir um cronograma conforme foi nos anos anteriores, ele será pago divido em 12 meses aos beneficiários. Se atente as datas de pagamento a seguir:

Calendário PASEP 2017
Calendário PASEP 2017 – Tabela do PASEP

A medida do novo método de pagamento foi para tentar amenizar os gastos feitos pelo o governo dando um corte no valor que antes era disponibilizado para o pagamento do programa de 20 milhões caiu para 12 milhões, isso afetará os trabalhadores diretamente.

Onde sacar o Pasep

O Pasep é uns dos maiores programas que concede o decimo quarto salário para milhares de funcionários públicos de todo o Brasil, é importante que fique atento ao calendário de pagamento, o benefício não é acumulativo ou seja, caso passe do prazo de recebimento e você não tenha sacado o mesmo, no próximo ano não será ressarcido o valor, você perde o direito de saque e o dinheiro segue para os órgãos competentes do Governo, por isso caso você tenha dúvida se possui direito ou não ao benefício pode comparecer em qualquer agencia do Banco do Brasil junto com o seu número do PASEP e documento de identificação pessoal e carteira de trabalho em mãos, e solicitar a consulta do mesmo, ou entrar em contato através do telefone de atendimento do Banco do Brasil e informando o número do PASEP também e possível realizar a consulta.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...