Consulta saldo FGTS

Diferente de anos atrás, hoje o trabalhador brasileiro está entre um dos que são mais assistidos em relação a leis e benefícios. Tudo para que o ambiente de trabalho se mantenha em constante desenvolvimento e o trabalhador possua um pouco de segurança. Estes benefícios são uma mão na roda quando o trabalhador está passando por alguma situação, como, demissão sem justa causa. Para tanto, o mesmo pode solicitar o Fundo de Garantia por Tempo e Serviço (FGTS). Após a solicitação é preciso que fique verificando o seu saldo. Então, sabe como consultar saldo FGTS? Aprenda aqui neste artigo.


Consulta do Saldo do FGTS - Saiba como consultar o saldo do seu Fundo de Garantia
Consulta do Saldo do FGTS – Saiba como consultar o saldo do seu Fundo de Garantia

Onde consultar saldo FGTS

A consulta ao saldo do FGTS pode ser feita no site oficial da Caixa Econômica Federal – isto porque ela é o banco que administra os pagamentos desse benefício. Além disso, o cidadão também pode verificar seu saldo indo até uma agência da Caixa (lotéricas conveniadas, correspondentes Caixa Aqui e também agências Caixa, tanto pelo autoatendimento quanto atendimento pessoal) e emitir um extrato de saldo. O portal do trabalhador é o mesmo site onde se faz consulta de outros benefícios pagos pela Caixa Econômica Federal, como o Bolsa Família 2017 e o PIS 2017.

Caixa Consulta saldo

Documentos Necessários

Para realizar a consulta de forma bem-sucedida é necessário levar uma documentação de identificação. Basicamente, os documentos necessários para realizar a consulta do seu fundo são:

  • Sua carteira de trabalho ou seu cartão cidadão;
  • Documento de identidade com foto (RG, CNH ou CTPS).

Como consultar saldo FGTS pela internet

Hoje em dia, para consultar o saldo do FGTS está bem fácil e prático, podendo ser feito aí do conforto de sua casa, basta apenas ter um computador conectado a internet à disposição.

  1. Acesse o site da Caixa Econômica Federal, mais precisamente a área de consulta extrato FGTS pelo seguinte endereço: https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS.
  2. Chegando no site, você deve preencher algumas informações. A primeira lacuna pede que digite o número de identificação social, mais conhecido como NIS. Esse número é gerado no momento do cadastro ao FGTS e, geralmente, está exposto no cartão do beneficiário. Já a segunda lacuna se refere a senha internet. Caso ainda não tenha, é possível cadastrá-la em dentro de alguns minutos no próprio sistema.
  3. Após o preenchimento de todas informações, clique no botão ‘ok’ para ter acesso ao extrato de saldo do FGTS, tudo de uma forma simples e dinamizada para compreensão de todos.

Quem tem direito a sacar o FGTS

Os órgãos administradores deste benefício também determinaram quem tem direito a sacar o FGTS. Isto é determinado para que o programa se mantenha de forma saudável e controlada. Quem tem direito ao FGTS são todos os trabalhadores com carteira assinada que firmaram acordo a partir de 05/10/1998. Além deles, também possui direito ao Fundo de Garantia os trabalhadores rurais, os avulsos, os temporários, atletas profissionais (como jogadores de vôlei, handbol, futebol) e também safreiros (os chamados operários rurais, que trabalham apenas no período de colheita).

O saque do seu benefício pode ser realizado nos seguintes casos:

  • Quando o trabalhador for demitido sem justa causa;
  • Caso a empresa do trabalhador feche as portas;
  • Se o trabalhador se aposentar, terá direito a sacar seu fundo de garantia;
  • Ao alcançar 70 anos de idade, mesmo que não aposentado, terá direito a sacar o seu FGTS;
  • Pode também sacar o benefício para comprar ou financiar a sua casa própria;
  • Terá direito a sacar o FGTS caso seja diagnosticado com AIDS, Câncer, ou com alguma doença em estado terminal;
  • No caso do falecimento do trabalhador, a família tem direito a sacar o seu fundo de Garantia.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...