Como saber o número do PIS

O número do PIS – mais precisamente NIS, ou número de inscrição social, é uma informação documental muito importante para o trabalhador, pois é o vínculo firmado entre a pessoa física e a Previdência Social Brasileira. Esse número é usado para identificar o cidadão no caso de necessidade, por exemplo, de algum benefício previdenciário, como aposentadoria, ou licença saúde. Se você é daquelas pessoas que buscam lembrar o número do PIS somente após a necessidade de informá-lo em algum documento ou requerimento, fique tranquilo que neste artigo irei te mostrar as várias formas de como saber o número do PIS. Vamos lá!


Como saber o número do PIS
Como saber o número do PIS – Descubra onde encontrar essa informação

Como encontrar o número do PIS

Uma das formas mais simples de se descobrir, ou melhor, consultar o número é através de sua Carteira de Trabalho (CTPS). Se a sua é aquele modelo antigo deverá verificar a última página, mas se tiver o modelo novo é só observar na primeira página, onde estará em negrito.

Outros documentos do cidadão que contém essa numeração é o cartão cidadão, da Caixa Econômica Federal, e o cartão do Bolsa Família no caso de ser beneficiário desse programa. O número do PIS é o número impresso no cartão.

Além desta, as outras formas de se consultar o número do PIS são através da internet como você verá a seguir.

Como consultar o número do PIS pela internet

Para ter ideia, o número do PIS é o mesmo do NIS (Número de Inscrição Social), ou seja, o número pelo qual lhe permitiu o cadastro no programa de abono salarial.

Dessa forma, você pode obter o número gratuitamente. Para isso, você deverá acessar o site do DATAPREV, que é a empresa de tecnologia e informações vinculada a Previdência Social. No link (http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/Ajuda_1.htm) você encontrará uma página cheia de informações sobre a Identificação do Contribuinte e, ao final, os botões de “Inscrição” e de “Volta”. É só clicar no primeiro e preencher todos os dados. Ao final, você conseguirá visualizar o seu número de cadastro no PIS.

Como recuperar o número do PIS com o CPF

Você pode consultar o número do seu PIS através do CPF. Para isso, é só acessar novamente o site do DATAPREV, clicar no botão “Inscrição” e depois em “Filiado”. Preencha todos os dados solicitados e, ao terminar, é só clicar no botão “Continuar”. O sistema vai te direcionar para uma página de dados do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e logo aparecerá na tela o seu número PIS.

Esta forma de acesso é para o caso de não possuir ou não ter em mãos a sua Carteira de Trabalho. Assim, você conseguirá rapidamente o seu número de cadastro.

Como consultar o PIS sem os documentos ou internet

Se, por acaso, você perder os seus documentos ou sofrer algum problema como assalto ou furto deverá ir diretamente a uma agência da Caixa Econômica Federal com os demais documentos pessoais para informar a perda ou roubo do Cartão Cidadão (se tiver), para que um novo cartão seja solicitado e automaticamente tenha o número novamente em mãos – que geralmente permanece o mesmo.

Qual a importância de se ter o número do PIS?

Ainda que muitos pensem que o número do PIS é necessário somente para o saque do abono salarial é importante também para outros serviços como é o caso do Seguro Desemprego e para realizar consultas pela internet de benefícios como, por exemplo, o Bolsa Família.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...