Cadastro PIS 2017

O trabalhador brasileiro possui direito aos mais variados benefícios no momento da precisão. Um deles é o Programa de Integração Social, popularmente conhecido como PIS. Trata-se de um benefício pago anualmente com objetivo de fazer a junção de empregado e empregador. No entanto, para ter direito é preciso que faça o cadastro PIS. Não sabe do que se trata? Leia o artigo abaixo.


Cadastro PIS 2017
Cadastro PIS 2017 – Faça seu Cadastro no PIS

Quem tem direito ao PIS?

Infelizmente, não são todos os trabalhadores com carteira assinada que possuem direito ao benefício do PIS. É preciso que o cidadão estabeleça alguns requisitos junto ao PIS para terem esse benefício em conta. Os requisitos em questão são:

  • Estar cadastrado no Programa de Integração Social por, no mínimo, cinco anos. No caso, é preciso ter sido inscrito no ano de 2011;
  • Ter suas informações fornecida a Relação Anual de Informações Social, mais conhecida como RAIS, e endereçada a Ministério do Trabalho no prazo estabelecido;
  • Ter recebido uma remuneração de, no máximo, dois salários mínimos no ano-base – cerca de R$1760;
  • Ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias no ano anterior.

Sem obedecer aos quatros requisitos definidos pelo Ministério do Trabalho e Governo Federal, certamente, o usuário não poderá ter acesso a este benefício, mesmo estando cadastrado no banco de dado do Programa de Integração Social Caixa.

Cadastro PIS – Cidadão

O cadastro no PIS é feito pelo cidadão inicialmente em uma agência da Caixa Econômica Federal, e é necessário para realização da Carteira de Trabalho. Se você já possui carteira de trabalho, não é necessário se cadastrar novamente caso tenha trocado de empresa.

Para realizar o seu cadastro PIS, compareça em uma agência portando:

  • Documento de Identificação com Foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência (caso possua).

Cadastro PIS – Empresa

O cadastro no PIS é realizado pela empresa no qual o cidadão presta trabalho. Isto, claro, com ressalva para os autônomos e domésticas. Existem várias formas de cadastro PIS, uma delas é por meio da internet. Esta forma é bem prática e fácil. Para tanto isto pode ser realizado no sistema do Cadastro Empresa ou também Conectividade Social.

Entretanto, o cadastro é apenas realizado de forma manual e individual, ou seja, um por um. Para fazer o cadastro de seus empregados no PIS, o empregador precisa ir até uma agência da Caixa Econômica Federal e pedir a permissão para tal atividade. Este pedido é feito por meio de um requerimento e respondido dentro de até cinco dias úteis.

O cadastro no PIS pode ser realizado de duas maneiras. Através do Cadastro Empresa, da Caixa Econômica, ou também CNS – Conectividade Social. Sendo que neste último caso, o empregador não necessitará da autorização da Caixa. Basta apenas que acesse o seguinte endereço e cadastre os funcionários:

https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CONVENIADO01.

Uma alternativa para os empregadores que possuem milhares de empregos é o cadastro do PIS em lote. Trata-se de uma formula rápida e fácil de incluir os milhares de trabalhadores no cadastro do PIS. Para tanto, o empregador deve acessar o Conectividade Social e fazer download do arquivo, preencher de acordo com modelo todas as informações requeridas.

Aos cadastrados no PIS, é necessário que fique bem atento as regras. Estar cadastrado não quer dizer que irá receber de certeza o benefício, portanto é preciso saber quem tem realmente direito.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...