Agendamento Identidade: Como agendar?

A Carteira de Identidade ou RG (Registro Geral) é um dos documentos pessoais mais importantes. Com ele, você se inscreve em vestibulares e concursos, viaja de ônibus ou de avião, realiza o cadastro em lojas e serviços e pode solicitar outros documentos importantes como a CTPS, enfim, consegue realizar uma gama de coisas a partir da apresentação do RG.


Agendamento Identidade
Agendamento Identidade – Como agendar seu RG

Se você ainda não o tem, deve providenciar o quanto antes assim como quem perdeu ou foi roubado que precisa ter a sua segunda via. Só que agora o procedimento para solicitar a Identidade é feito de forma diferente: você precisa agendar.

O agendamento é feito de forma simples e rápida por meio da internet, ou seja, você o faz no conforto da sua casa e só comparece ao local no dia e hora previsto para obter o seu documento sem ter mais a necessidade de enfrentar longas filas para ser atendido.

Por que é preciso fazer o agendamento?

Com os avanços tecnológicos, os órgãos públicos e autarquias buscaram medidas como este, para desafogar o grande número de pessoas que se aglomeravam em filas para o atendimento geral.

Com esse novo serviço, além de diminuir o número de atendimentos diários, os mesmos são realizados com maior qualidade e eficiência o que permite melhor aproveitamento interno dos órgãos responsáveis para a realização de serviços exclusivos.

Quais são os órgãos responsáveis pelo agendamento?

Cada estado brasileiro possui um dos seguintes órgãos responsável por emitir o documento de identidade

  • Agência Poupa Tempo (uma agência de cidadania presente nos estados do Rio e São Paulo, onde se resolvem vários serviços burocráticos em tempo hábil)
  • Agência Tudo Fácil – uma agência semelhante ao Poupatempo, presente no estado do Rio Grande do Sul para emissão e renovação de diversos documentos
  • Detran (no Departamento de Identificação Civil)
  • Nas unidades da Polícia Civil (também responsável por realizar o serviço de identificação).

Ao fazer a pesquisa no site desses órgãos e descobrir qual é o responsável em sua cidade ou estado é só acessar o menu correspondente e preencher o formulário com todos os dados solicitados para fazer o agendamento.

Quais são os documentos necessários para fazer o agendamento?

No momento do acesso, é importante que você tenha em mãos os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Uma foto 3 x 4 recente ( a qual é solicitada em alguns Postos específicos);
  • CPF;
  • Certificado de Reservista (somente para homens);
  • Carteira de Trabalho.

É importante apresentar no dia do atendimento, os documentos originais e suas cópias. E se a sua solicitação é pela primeira via do RG a mesma será emitida gratuitamente, mas se for pedir uma segunda via será cobrada uma taxa que custa, em média, R$ 33,00 (dependendo do estado).

Se, por acaso, a sua Identidade foi roubada terá o direito de solicitar a segunda via gratuitamente. Para isso, basta apresentar o B.O. (Boletim de Ocorrência) que comprove a situação, para ficar isento do pagamento.

Alteração do Agendamento

Assim que fizer o seu agendamento, o sistema irá te informar em que dia, horário e endereço deverá comparecer ao Posto responsável para emitir a Carteira de Identidade. Mas, se a data ou horário estabelecido não for compatível com a sua disponibilidade poderá realizar o cancelamento no prazo de 24 horas de antecedência sem nenhum problema.

Assim você não tomará o lugar de outra pessoa que poderá comparecer e poderá tranquilamente solicitar um novo agendamento ao acessar o sistema.

Você tem alguma dúvida sobre este assunto? Utilize os comentários abaixo para enviar a sua mensagem que irei te ajudar.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...