Agendamento Carteira de Trabalho – Agenda CTPS

A Carteira de Trabalho (CTPS) é um importante documento para a vida profissional do trabalhador. Além de constar todo o seu histórico, com datas de entrada e saída de empresas, salários iniciais e atualização do mesmo, férias e número de cadastro no PIS.


Agendamento da Carteira de Trabalho
Agendamento da Carteira de Trabalho – CTPS

Até algum tempo atrás, para solicitar sua Carteira de Trabalho era necessário ir a um Posto de Atendimento do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) para fazer todo o procedimento e isso acabava sendo bastante demorado, tendo em vista que o órgão atende muitas pessoas diariamente e devido a grande demanda era comum pessoas terem que voltar novamente por não conseguirem atendimento.

Mas agora o MTE facilitou a vida tanto dos seus funcionários quanto do público em geral ao adequar determinados serviços para diminuir o aglomerado diário de pessoas em suas unidades e assim promover melhor atendimento com intuito de que o mesmo seja cada vez mais eficaz. Veja a seguir o que é e como se faz o Agendamento da Carteira de Trabalho.

O que é o Agendamento da CTPS?

O serviço de agendamento consiste, como o próprio nome sugere, em marcar uma data prévia para o atendimento presencial. Neste caso, você precisará acessar o portal do MTE e preencher todo o formulário.

Mas, atenção: se ao acessar o sistema você não encontrar a sua cidade é porque a mesma ainda não realiza este procedimento e você precisará se dirigir diretamente ao Posto do MTE munido com todos os seus documentos pessoais para solicitar a sua Carteira de Trabalho.

Como fazer o Agendamento?

O procedimento para fazer o agendamento é muito simples. Você precisará acessar o link (http://saaweb.mte.gov.br), assim que a página carregar é só selecionar o seu estado, o seu município, o Tipo de Atendimento, o código de segurança gerado pelo sistema e depois clicar em “Prosseguir”.

Note que em “Tipo de Atendimento” há várias opções de serviço, dentre elas: “Emissão de Carteira de Trabalho Estrangeiro” para quem é imigrante e “Emissão de Carteira de Trabalho Brasileiro” para o cidadão que ainda não possui o documento.

Após ter realizado corretamente este processo, o sistema irá solicitar algumas informações pessoais para que sejam fornecidas. Depois aparecerá na tela a disponibilidade de datas e horários que poderá escolher de acordo com sua disponibilidade para o comparecimento ao Posto.

Entretanto, se houver algum imprevisto que lhe impeça de comparecer na data e horário agendado é só acessar novamente o link do sistema e clicar sobre o menu “Reagendar” e realizar todo o procedimento de remarcação, para obter uma nova data e horário de atendimento.

Documentos necessários para o Agendamento

Para fazer o Agendamento do seu atendimento é importante que tenha em mãos e também apresente no dia do comparecimento ao Posto, os seguintes documentos:

  • A Carteira de Identidade e/ou documento de identificação com foto;
  • CPF;
  • Número do PIS (Programa de Integração Social).

Se, por ventura, você ainda não tiver o número do PIS precisará realizar o cadastro no programa, o qual pode ser feito em uma agência da Caixa Econômica Federal ou pela internet no portal do DATAPREV.

Qual é o melhor horário para fazer o Agendamento?

Para fazer o seu agendamento de forma rápida, procure acessar o sistema do MTE após a meia noite, pois é a partir deste horário que o Ministério disponibiliza no site as datas e horários. E por ser um horário mais tranquilo você poderá escolher melhor as datas e fazer todo o procedimento bem mais rápido do que se tentar ao longo do dia em que é comum acontecerem os congestionamentos.

Gostou desta dica? Aproveite e cadastre o seu e-mail para receber mais dicas e novidades totalmente gratuitas.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...